Agora que você já sabe o que é front-end e back-end, confira também este artigo que escrevemos sobre a importância da união entre marketing e programação. Por mais que um site seja muito bem codificado em todas as suas funcionalidades via back-end, ele também deve ter a beleza que o bom trabalho de front-end pode oferecer. Se pensar que precisa conhecê-los a fundo para gerir o Marketing Digital aplicado no seu site, tampouco se preocupe. Além dessa, a categoria Programação conta com cursos de Lógica,Python,PHP,Java,.NET,Node JS,C,Computação,Jogos,IoT,e mais…
Por que as empresas precisam entender as diferenças entre front-end e back-end?
O desenvolvimento de front-end aborda o lado voltado para o usuário de um site. Essas tecnologias incluem linguagens de computador como JavaScript, CSS e HTML. O desenvolvimento de software de front-end também usa estruturas de front-end para acelerar a eficiência da produção. Esses profissionais devem ser capazes de trabalhar com diversas tecnologias e linguagens de programação. Além disso, devem ter uma visão completa do funcionamento de uma aplicação web. Desenvolvedores full-stack são um profissionais que possuem habilidades tanto no desenvolvimento front-end quanto no back-end.
Linguagens de programação Back-End
Em contrapartida, como precisa saber de Front e Back, deve se manter constantemente atualizado. Em meio a frequente evolução tecnológica, pode ser um desafio acompanhar. Desenvolvimento web além do comum: Explorando a criatividade na programação Já o profissional Full-Stack se beneficia pelo fato de poder trabalhar em diversos lugares e, ainda, selecionar a vaga que oferece os maiores salários.
Quais são as principais diferenças entre Front-End e Back-End?
Define o posicionamento dos componentes, as cores, os tipos de fonte e outras questões visuais mais estruturais. Já a parte do back-end é a que cuida dos bastidores, do funcionamento estrutural de uma página. Ou seja, gerencia o processamento e o envio de dados ao servidor e a conexão com o banco de dados.
Escolha suas áreas de interesse para receber nossos lançamentos, promoções e novidades
O front (através das interfaces de usuário) envia solicitações ao back, que processa essas solicitações e retorna os dados necessários ao front novamente, que então usa esses dados para atualizar a interface do usuário. Existem diversas linguagens que podem ser usadas para criar aplicações back-end, como Java, Python ou o próprio Javascript, que pode ser usado tanto no front quanto no back. Quem trabalha com front-end atualmente, https://temlondrina.com.br/tecnologia/alem-das-linguagens-de-programacao-criatividade-e-exigencia-no-desenvolvimento-web/ vai trabalhar com posicionamento de elementos, decidir onde ficará o campo de texto para a pessoa digitar, se vamos usar um calendário ou apresentar uma lista de opções. Portanto, o front-end está mais próximo da pessoa usuária que interage com a aplicação. Alura+ são pequenos vídeos com conteúdo complementar aos cursos da Alura. Excelente para aprender algo novo naqueles pequenos momentos que sobram no dia.
Uma das características mais marcantes de Java é sua portabilidade, ou seja, a capacidade de executar o mesmo código em diferentes sistemas operacionais sem a necessidade de modificá-lo. Além disso, Java é uma linguagem segura, devido ao seu modelo de segurança integrado e ao seu gerenciamento de memória automático. Ele desempenha um papel fundamental ao permitir que o JavaScript seja usado no back-end, fornecendo um ambiente de execução eficiente e poderoso para o desenvolvimento de aplicativos server-side.
- Trata-se de uma ótima linguagem para orientação a objetos que trouxe novas formas de programar quando surgiu e continua relevante.
- É importante que ele tenha conhecimento em testes e desenvolvimento cruzado de navegadores, para garantir que o site tenha boa compatibilidade em várias plataformas e dispositivos.
- A verificação desse erro já libera o servidor de ter que tratá-lo na resposta, o que torna o processo de login ainda mais ágil.
Aqueles que trabalham próximo com os bancos de dados podem se beneficiar bastante de aprender o SQL. Isso inclui os analistas financeiros, analistas de marketing data-driven ou empresários online. O SQL é um trampolim ideal para aqueles que querem mergulhar no mundo do Big Data. O Ruby envolve pouco trabalho backend, permitindo com que desenvolvedores rapidamente criem e lancem aplicações.